Segundo Rousseau (1712 - 1771) Recreação é a libertade total da criança onde não se tem obrigações ou deveres, no qual o aluno tem total liberdade de se expressar,ou seja, o aluno ser educado por e para liberdade.
Complementando essa idéia Toseti (1997- p.: 14) As atividades recreativas devem ser espontâneas,criativas e que nos traga prazer[...] Para a criança, a recreação é a maneira de liberar energiar...
Após essa discução a cerca de definições sobre Recreação, podemos destacar algumas brincadeiras que poderão fazer parte do repertório de atividades a serem desenvolvidas durante as aulas de educação física na escola.
MATROGINÁSTICA
Procurando trabalhar a liberdade de expressão através das atividades rítmicas, selecionas-se diversas músicas, com variações rítmicas (lentas, acelerada, intermediarias) e com estilos diversos (forró, pagode, pop, eletronicas, axé, funk, dentre outros), tocá-las aleatóriamente solicitando com que as crianças se movimentem comforme o ritmo a ser tocada. Vale ressaltar a importância da observação do professor para os desenvolvimentos ritmicos dos alunos, quanto à sua coordenação durante a atividade.
DANÇA DA AMIZADE
é alegria para lá e para cá. (bis)
Laiee, laie, laieeeeeee, Hei!!!!
Laiee, laie, laieeeeeee, Hei, Hei!!!
(Troca-se de par e começa-se novamente)
Trabalhar interação, integração, ritmo, coordenação motora global e amplitude de movimento.
LEMBRA-LEMBRA
O professor escreve varias fichas com palavras diversas, conforme as fichas forem levantadas, os alunos deveram rapidamente retribuir com outra palavra associando à palavra da ficha em destaque.
Exemplo: Ficha (SOL) alunos seguindo a ordem das equipes associam retribuindo com: PRAIA, SORVETE, CALOR, DIA, PISCINA,...
Desenvolve raciocínio rápido, ampliando as capacidades cognitivas, além de o professor poder trabalhar com a interdiscplinariedade e temas transversais.
Varios cartões coloridos são associados a movimentos como andar, pular, saltar em um pé só, agachar, rolar e a cada vez que um cartão for levantado o aluno deverá associar a cor como movimento realizando-o sequênciamente até a troca por outro cartão.
O objetivo pode ser estabelecido conforme o projeto a ser desenvolvido pelo professor.
Exemplo: Trabalhar o esquema corporal, associar as cores com o reconhecimento das partes do corpo.
Habilidades básicas, associar as cores aos movimentos básicos, andar, correr, saltar, pular, trepar, agachar, levantar, engatinhar, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário