Professor Jonathan Raymundo de Almeida

Minha foto
Professor de Educação Física, efetivo da rede municipal de Uberaba e estadual, graduado pela UNIUBE e pós graduado em psicomotricidade pela FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS, especialista em educação física inclusiva, atuo como professor no ensino fundamental I na rede estadual e fundamental II na rede municipal, desenvolvo o trabalho na área desde 2004, onde iniciei em instituições, com crianças de riscos e vulnerabilidade social, determinadas atividades educativas e recreativas. Sócio proprietário da Cia de recreação e animação infantil Cia. Tio Dunga Animações, onde animamos eventos particulares e coordenamos acampamentos e colonia de férias. Sou muito feliz e apaixonado por tudo que fiz e faço, sou loucamente apaixonado por minha profissão.

sábado, 17 de julho de 2010

A importância da ludicidade

O lúdico tem origem do latim da palavra “ludus” que significa “jogo”. Se formos analisar esse contexto o lúdico só se referiria ao jogar, ao brincar, ao movimento livre e natural da criança, porém o lúdico passou a ser reconhecido como traço essencial do comportamento do homem. O envolvimento da ludicidade excede as demarcações do brincar espontâneo.

O lúdico não é só uma forma de diversão para gastar energia das crianças, é uma nova aprendizagem, como meio que acrescenta e enriquece o desenvolvimento intelectual.

A atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo por isso, indispensável à pratica educativa. E, pelo fato de o jogo ser um meio tão poderoso para a aprendizagem das crianças que em todo lugar onde se consegue transformar em jogo a iniciação a leitura, ao calculo ou à ortografia, observa-se que as crianças se apaixonam por essas ocupações, geralmente tidas como maçante (AGUIAR, 1998, p.37).

É através dessas atividades que as crianças começam a se apaixonar a assimilar melhor o conteúdo a ser desenvolvido, pois o brincar desperta na criança uma vontade maior de aprender, a criança consegue criar um mundo utópico que irá estimular, e atrair ainda mais para o mundo do saber.

Nas aulas de educação física a ludicidade fornece à criança um ambiente motivador, agradável, rico e organizado, que facilita a aprendizagem de diversas habilidades, tais como desperta a criatividade, a liberdade de expressão, coordenação motora, dentre muitas outras. Por todos esses motivos que os jogos fazem parte do universo infantil; são objetos sociais que trazem dentro de si uma infinidade de conteúdos que integram as disciplinas escolares" (AGUIAR, 1998, p.43).

Diante disto, a escola precisa perceber que por meio das atividades lúdicas as crianças têm a oportunidade de crescerem e se adaptarem ao mundo coletivo, principalmente quando se trata de crianças que se encontra no período de 07 a 10 anos, período este que a criança começa a ter melhores resultados durante a execução dos movimentos, ampliando as habilidades motoras, aperfeiçoando os movimentos fundamentais e aumentando seu vínculo social. Kischimoto (1993) nos mostra claramente quando afirma que:

“Brincando (...) as crianças aprendem (...) a cooperar com os companheiros (...), a obedecer às regras do jogo (...), a respeitar os direitos dos outros (...), a acatar a autoridade (...), a assumir responsabilidades, a aceitar penalidades que lhe são impostas (...), a dar oportunidades aos demais (...), enfim, a viver em sociedade” (KISCHIMOTO, 1993, p.110).

É nesta fase do ensino escolar 2º ao 5º ano que a criança começa a encarar os colegas como elementos essenciais para o seu crescimento, pois começam a ter suas responsabilidades e acatá-las com uma maior maturidade.

Um comentário:

  1. O professor Jonathan, é uma pessoal especial! O conheci apresentando uma oficina de inclusão, com diversas brincadeiras, na escola onde curso o Magistério. Hoje tenho o prazer de tê-lo como professor de psicomotricidade, onde nos ensina com dedicação e seriedade em seu trabalho. Parabéns professor!!! É de pessoas como você que precisamos como exemplo!!! Obrigada!!! Kárita

    ResponderExcluir